Inspeção e Laudo - Reclassificação de Monta

A reclassificação de monta devolve não só o seu bem, como o valor de mercado

Inspeção

Verificam-se os reais danos estruturais ao veículo e encaixa-se na classificação correta.

Laudo e ART

Após a inspeção, o veículo será encaixado na classificação correta, desde que tecnicamente isso seja possível.

Quando ocorre um acidente e a autoridade de trânsito elabora o Boletim de Acidente de Trânsito (BAT), ela aponta uma serie de itens visíveis ou não, que considera estar danificados após a colisão. Por vezes, os apontamentos não estão corretos e a classificação de monta é equivocada, podendo um veículo pequena monta ser classificado como media, ou um media monta ser classificado como grande. Isso é reversível?

Sim! Por meio de um Laudo Técnico, se houver condições é possível reverter essa situação.

Classificações de monta:

Pequena monta - Veículo com danos leves. Não fica com restrição, podendo apenas ser consertado e voltar a rodar.

Média monta - Veículo com danos estruturais que ainda pode ser recuperado. Fica com restrição no documento e somente poderá retornar à circulação após inspeção técnica e liberação do DETRAN.

Grande monta - veículo com danos estruturais elevados, que ficara com restrição no documento e não poderá voltar a circular. Famoso perda total.

A solicitação para reclassificação de monta deve ser feita junto ao DETRAN em até 90 dias após a elaboração do BAT. Para poder fazer a inspeção de reclassificação de monta o veículo deve encontra-se no mesmo estado que a autoridade de trânsito aferiu, ou seja, sem ter passado por conserto. 

Se seu veículo foi classificado errado, pode ser possível fazer ele retornar à circulação, ou aumentar o seu valor de revenda, já que um veículo considerado erroneamente grande monta, acabaria virando sucata e reclassificado como como media monta pode ser recuperado.